19 de outubro de 2006

A Serviço da Sociedade



A revista Mídia Social procura mostrar o engajamento social de jornalistas, em diversos meios de comunicação. Por meio de entrevistas, revelamos a trajetória destes profissionais que se envolvem com temas do terceiro setor e direitos humanos, procurando retratar os fatos sob a ótica do cidadão.

Ao contar as histórias dos repórteres que tentam mudar a situação social brasileira é um modo de incentivar a prática de um jornalismo mais democrático e socialmente responsável, no qual o cidadão se sinta representado de fato.

Embora a área social tenha um grande potencial a ser explorado, devido à diversidade de pautas, o espaço dado a ela não é compatível com sua importância. A imprensa brasileira ainda cobre de modo insuficiente este segmento, que sequer tem editoria especifica nos jornais. Pensando nisso, a revista Mídia Social pretende difundir a prática do jornalismo social e incentivar a reflexão sobre o que ele significa.

A palavra mídia é utilizada para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em particular. Para o professor inglês Roger Silverstone, a mídia é muito mais que empresas de comunicação e os profissionais que trabalham nelas. Ela poderia ser definida, segundo ele, a partir do ponto de vista da audiência, ou seja, dos cidadãos. O social é aquilo que é relativo à sociedade, às relações estabelecidas entre homens de uma comunidade, muitas vezes marcadas por desigualdades. Assim, juntando a mídia com o social podemos fazer um jornalismo capaz de trazer conseqüências positivas para a sociedade.

As editoras,

Bianca Pyl e Michelle Barreto



3 comentários:

Anônimo disse...

Queridas,

Parabéns por ressaltarem a essência da nossa profissão nesse trabalho.
E principalmente,pela colaboração para que ela permaneça.

Todos os bons fluidos possíveis à vcs.

Grande beijo.

Aline Jozala.

Anônimo disse...

Parabéns e sucesso nesse novo trabalho.

Ressaltar os vários lados dessa profissão sempre será interessante. Para nós leitores, s será sempre bem-vindo descobrir e entender como um repórter sente uma matéria, como ele vai descreve-la para nós.

Parabéns novamente e que essa idéia sirva como exemplo...

Bjos e sucesso...

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom