6 de setembro de 2007

Mídia Social fica em primeiro lugar no Intercom


O jornalismo social foi o foco do trabalho premiado durante a 30ª edição da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), na modalidade Revista Impressa da Exposição da Pesquisa Experimental de Comunicação (Expocom). As jornalistas Michelle Barreto e Bianca Pyl ganharam o prêmio com a criação da revista Mídia Social, um trabalho de conclusão de curso apresentado em 2006 na Universidade Santa Cecília, em Santos. A revista, depois transformada no blog Revista Mídia Social , reúne entrevistas com 15 jornalistas cuja trajetória é marcada pelos temas sociais.

A lista de entrevistados inclui dois editores da Agência Repórter Social – Alceu Castilho e Fábio de Castro – e nomes como Neide Duarte, Zuenir Ventura (Rio de Janeiro), Mauri König (Curitiba), Cristiano Navarro (Campo Grande), entre outros. De acordo com as jornalistas, a revista Mídia Social procura mostrar o engajamento social de jornalistas “que se envolvem com temas do terceiro setor e direitos humanos, procurando retratar os fatos sob a ótica do cidadão”.

Segundo Bianca, a dupla não teve apoio da faculdade para realizar o trabalho premiado. “Foi difícil, porque o projeto foi reprovado, numa avaliação preliminar, pelo diretor da faculdade. Mas nosso orientador, o professor Eduardo Rubi Cavalcanti, assumiu os riscos e mantivemos o projeto”, disse.

O objetivo da grande reportagem sobre jornalismo social constituída pelos perfis de diversos jornalistas, segundo Bianca, era incentivar a prática entre estudantes, ao mostrar as motivações e desafios dos profissionais. “Já gostávamos da área e queríamos colocar em prática, no trabalho, algo de "sociamente responsável", voltado para o cidadão. As histórias que ouvimos foram importantes para nossa formação humana e profissional. Tivemos certeza de que nosso trabalho pode fazer a diferença na sociedade”, afirmou.

Michelle Barreto conta que a dupla precisou superar dificuldades financeiras. As duas moravam em Santos e não tinham recursos para as viagens, além da impressão da revista. “Além disso, a faculdade desacreditou nosso trabalho e tínhamos problemas para conciliar o serviço com a agenda dos profissionais. Ganhar o Intercom foi a certeza de que estávamos no caminho certo”, declarou Michelle.